Skip to content
Tags

,

Projeto RYLA

by Leonardo Allevato on abril 2nd, 2014

O RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) é um programa intensivo do Rotary International de treinamento para pessoas de 14 a 30 anos de idade, que buscam o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento da capacidade de liderança. Os jovens selecionados participam de eventos (seminários, workshops, acampamentos) de um a dez dias de duração organizados por rotarianos de um ou vários clubes ou distritos.

No dia 29 de março de 2014, o Rotary Club Coronel Fabriciano Norte, pertencente ao Distrito 4520, realizou um RYLA na região do Vale do Aço, MG. Cerca de 40 jovens atenderam ao chamado para participar do evento, mostrando a importância do projeto na vida desses jovens. Para esse primeiro evento do clube, foi programado um ciclo de palestras de um dia inteiro, com intervalos para almoço e lanche fornecidos pela organização do evento e pelas empresas parceiras.

Logo após a abertura do evento, o Sr. Antonio, proprietário da rede de padarias Premially, empresa parceira do evento, pediu a palavra e falou para os jovens da importância desse evento no futuro das cidades da região, justificando seu apoio constante aos projetos do Rotary.

Para começar o ciclo de palestras, o companheiro João Bosco, do RC Coronel Fabriciano Norte, falou sobre o Rotary e os programas para jovens, destacando o Rotaract, o Interact, os programas de intercâmbio e o próprio RYLA.

A seguir, o companheiro José Amilar, do RC Ipatinga, falou sobre o tema “Promovendo a paz mundial através do Rotary”, mostrando aos jovens o trabalho que o Rotary faz no mundo inteiro visando à paz.

Foi interessante observar que, por causa dessas duas palestras, onde houve inserções dos presidentes do Rotaract e do Interact do clube, muitos jovens participantes procuraram saber mais informações sobre esse programa, mostrando interessa em participar, principalmente, do Interact.

O Dr. Alysson Campos renomado médico e escritor da região falou sobre “Liderança na juventude”, mostrando aos jovens os caminhos que levam ao sucesso pessoal e profissional.

O professor Wallace Carvalho, coordenador do curso de Direito do UNILESTE falou logo em seguida sobre “Como escolher a melhor carreira profissional”, dando subsídio aos jovens para as decisões que serão tomadas em um futuro muito próximo.

Um dos temas que coube a mim foi “O dia a dia em uma universidade”, onde fiz um comparativo sobre a escola – muitos deles já estão frequentando o Ensino Médio – e a faculdade que logo baterá às suas portas.

Depois do almoço, voltei a falar para os jovens, dessa vez sobre empreendedorismo e muito do que falei já havia sido falado por palestrantes anteriores, o que mostra que a escolha dos temas foi acertada e puderam fortalecer os conceitos apresentados.

A psicóloga Carmem Carvalho falou sobre o panorama do mercado de trabalho na região do Vale do Aço, do alto de sua experiência como orientadora de testes vocacionais para jovens, apresentando muitos casos interessantes.

O Dr. Vinícius Mesquita, defensor público da cidade de Ipatinga falou sobre a questão dos concursos públicos, contando sua experiência como “concurseiro” e, agora, como concursado, mostrando os prós e os contras de se escolher esse caminho na vida profissional.

Para finalizar, o companheiro Gláucio Jr, proprietário da rede de óticas Maria José, deu uma verdadeira aula de empreendedorismo, contando sua trajetória profissional e o caso de sucesso que é seu empreendimento.

Ao final do evento, os participantes receberam um certificado de participação e preencheram uma avaliação, que será utilizada para melhorar os próximos eventos, que pretendemos tornar um projeto permanente do RC Coronel Fabriciano Norte.

Para esse primeiro evento, não foi programado nada mais “prático”, justamente porque não saberíamos como seria a aceitação dos participantes. Entretanto, um dos pontos mais sugeridos na avaliação foi que o próximo evento tenha atividades mais práticas e de interação entre os presentes.

O dia foi bastante agradável e gratificante tanto para os realizadores do evento como para os jovens que participaram e que, certamente, saíram das dependências do UNILESTE com uma cabeça mais aberta aos novos desafios do futuro.

Confira as informações do próximo RYLA e inscreva-se!

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA)
Dia: 25 de abril de 2015
Horário: 09:00 às 18:00h
Local: UNILESTE (Cel. Fabriciano, MG)
Público alvo: Universitários de qualquer área que queiram desenvolver suas qualidades de liderança e aprender mais sobre o mercado de -trabalho.Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 8752-5551

Os participantes receberão lanche, almoço e certificado ao final do evento.

From → Educação

No comments yet

Leave a Reply

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS