Skip to content

Resultado das eleições 2012 no CREF 1

by Leonardo Allevato on setembro 19th, 2012

Mais uma vez o Conselho Regional de Educação Física – CREF 1 realizou eleições para a renovação de 50% de seu quadro de conselheiros. E já se tem o resultado das eleições desse ano de 2012. O processo eleitoral, acontecido no último dia 14 de setembro, das 10:00 às 16:00 h, transcorreu sem nenhuma alteração, bem como a apuração, iniciada após o término da votação e estendendo-se até as 3 horas da madrugada do dia 15 de setembro.

Parabéns aos profissionais que votaram e fizeram valer seu direito de escolher seus novos representantes! Infelizmente, uma grande quantidade de pessoas ainda não vota – 18.765 do total de profissionais aptos a votarem, mostrando, talvez e ainda, a falta de consciência política da categoria. Além disso, um grande percentual de votos foi anulado, a maioria deles por causa de erros no preenchimento das cédulas que chegaram pelos correios, uma das modalidades de votação. Cerca de 700 votos estavam nessa situação, mostrando a necessidade de mudanças na metodologia da votação e de mais atenção por parte dos profissionais.

A vencedora foi a chapa 1 – Pela valorização profissional, seguida da chapa 3 – Oposição total- Mudacref 1.

Na eleição de 2007, quando concorri a uma vaga nas eleições, fiz uma análise técnica do resultado daquela época e na tabela 1 abaixo você pode visualizar os resultados desse ano de 2012 com uma breve análise, seguida da tabela 2 comparando os resultados desses dois anos.

Resultado da votação 2012 para o CREF1

A chapa 1 obteve uma boa representatividade neste ano, principalmente nos votos pelos correios, o que pode ser devido à política de descentralização do CREF 1, inaugurando sucursais e postos avançados em diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, onde a instituição possui, agora, uma sede própria. Percebam o alto percentual de votos nulos – enfatizando que a maioria deles foi por causa de erros no preenchimento das cédulas enviadas pelos correios – e a proximidade dos percentuais das chapas 2 e 3, talvez conseguido pela similaridade dos nomes (Mudacref de verdade e Oposição total –Mudacref 1). Essa representatividade foi conseguida por conta da liminar que garantiu a redução da anuidade em 2010, fato conseguido pelos integrantes da chapa 3 – Oposição total –Mudacref 1.

Comparem os números da chapa 2 em 2007 com a chapa 3 em 2012. As outras chapas foram acusadas de não serem oficiais (em 2007, isso foi confirmado por um dos integrantes da própria chapa, dizendo o nome de quem organizou a mesma) e, por conta disso, o resultado dessa eleição de 2012 está sub-judice, até a audiência que acontecerá no dia 16 de outubro na Justiça Federal. As denúncias form muitas, desde chapas laranjas até recolhimento de votos por parte de integrantes da chapa 1 e tudo será julgado nessa audiência.

Aguardemos os novos acontecimentos para termos o resultado oficial.

No comments yet

Leave a Reply

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS